segunda-feira, 21 de junho de 2010

POP O DIVISOR DE ÁGUAS

*artigo publicado na REVISTA SEGURANÇA PÚBLICA, abril 2009


Procedimentos Operacionais Padrão_ POP o divisor de águas

A nossa mais que sesquicentenária milícia Anhanguera, através de seu corpo de tropa, orgulha-se de sua doutrina operacional, sendo que os Procedimentos Operacionais Padrão _ POP, instituído em novembro de 2003, configura-se em um destacado referencial para todas as Polícias do BRASIL.

Captado em experiências consagradas, trabalhado e proposto por Técnicos Oficiais e praças da PMGO; sob a coordenação do então Ten Cel QOPM Carlos Antônio Elias, que à época era o Gerente da Qualidade e Cmt do CIOE da PMGO, e atualmente é o nosso Exmo. Sr. Cel QOPM Comandante Geral; o POP vem se desenvolvendo, crescendo e se solidificando, como uma criança de quase seis anos. Criança essa, que precisa ser acompanhada, orientada e instruída para um norteamento adequado de seus caminhos.

O POP é a mais legítima ferramenta operacional-institucional, contando, desde sua origem, com trinta e nove processos, subdividido em inúmeros procedimentos, que visam o mapeamento do processo produtivo, sem engessamento doutrinário, passivo de avanços e alterações, sempre com o foco na qualidade da atividade-fim de nossa Corporação.

Graças à ação abnegada de vários Técnicos, o POP vem se desenvolvendo nas capacitações dos Multiplicadores e Executores, no que ressaltamos o magistério técnico do MAJ FLECHA, MAJ TAUFICK, MAJ ANDRÉ, MAJ BITES, MAJ PORTO, MAJ RICARDO ROCHA, CAP WILLIAM, CAP SANCHES, CAP WELSON, CAP KARISON, CAP WENDEL, CAP CLAUDIO, CAP RICARDO MENDES, CAP JONEVAL, CAP ALENCAR, TEN EFIGÊNIO, TEN ALYSON, TEN GIOVANE, TEN DANIEL ALEIXO, SGT WERLEN, SGT ALBUQUERQUE, SD RUYLSON, dentre outros, pois apesar das adversidades e das constantes não-conformidades administrativas, esses valorosos Oficiais nunca se intimidaram diante do negativismo ou mesmo das ausências de condições em relação ao sacerdócio docente ou técnico.

São verdadeiros baluartes do POP, tendo lugar reservado nos anais dessa Força Pública Militar. Registro ainda, a imperiosa participação, neste contexto, do amigo Capitão DEUSDETE FERREIRA DE MOURA JÚNIOR, de saudosa memória, que sempre prolatava a seguinte frase: ´´O POP configura-se como uma verdadeira carta de alforria, de quem era escravo da instabilidade emocional, do medo e do draconianismo de quem decidia´´.

Nesses poucos anos de existência, o POP já se encontra inserido nos cursos de formações básicos da Instituição, em forma de módulos (padrão esse desenvolvido pelo CAP SANCHES), bem como, nos cursos de aperfeiçoamento ou de especializações. O parâmetro doutrinário já é uma realidade, antes tido como utópico. Cursos específicos de multiplicadores foram realizados, colocando no plano acadêmico a operacionalidade em doutrinamento constante. Comandos e tropa já assimilam a sua importância histórica e operacional, tendo o POP se revelado como um importante mecanismo de medição técnica, que refuta o empirismo como regra, e adota o profissionalismo técnico como norma.

Essa ´criança´ que nesse ano completará seis anos, vai continuar crescendo, se desenvolvendo, estimando, uma Força Pública responsável pela POLÍCIA OSTENSIVA de nosso Estado de Goiás, com todos os encargos dessa expressão constitucionalmente prevista, cada vez mais capaz e de qualidade.

Cabem a cada um de nós, operadores de segurança pública, nos diversos níveis, a ajudar o aprimoramento do POP na sua execução, capacitação e desenvolvimento técnico, tudo para diminuirmos as probabilidades de não-conformidades OPERACIONAIS, já que as não-conformidades ADMINISTRATIVAS dependem do Estado tutor para serem saneadas, e assim aguardamos.

Contudo, os PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO _ POP é um verdadeiro divisor de águas, com qualidade ao alcance de todos, e um marco para nossa infantaria que protege e serve os nossos goianos.

NEWTON NERY DE CASTILHO Major QOPM, é TÉCNICO DO POP




2 comentários:

  1. Esqueceu de mim mesmo hein Major! Tudo bem.

    ResponderExcluir
  2. VC ESTA SIM: ``DENTRE OUTROS``....NUCA SERA ESQUECIDO!

    MAJOR CASTILHO

    ResponderExcluir