quarta-feira, 16 de setembro de 2015

“AQUI COMEÇA A POLÍCIA MILITAR”

Para quem já fez história na Polícia Militar do Estado de Goiás, exercendo com maestria o magistério, além de inúmeros comandos, o baluarte Coronel JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, é o autor da marcante frase estampada na Unidade-mãe da PMGO, Academia de Polícia Militar: AQUI COMEÇA A POLÍCIA MILITAR.
Coronel Oliveira constitui-se em um decano da Atividade de Inteligência na PMGO e nesse Estado, com formação acadêmica nas Ciências Jurídicas e formação de base técnica-profissional com especializações na FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO (PMESP). Estruturou a Divisão de Ensino da APM, 2ª. Seção do EMG_PM/2 e SIPOM da PMGO, compôs o EMG dos comandos originários do Exército Brasileiro. Fez na prática a integração da PC e PM através das ações conjunta da extinta DELEGACIA METROPOLITANA e a antiga PM/2.
Teve visão e planejamento estratégico, quando preparou o extinto grande Comando do Corpo de Bombeiros da PMGO, para se tornar uma Instituição gloriosa e idolatrada que é o atual CBMGO.
Em todas as suas funções de comando na sua carreira, valorizou e usou a ferramenta Inteligência nas tomadas de decisões, propagou seus conhecimentos fez doutrina, deixou sua marca de gestor e comandante, tudo com a atenção as mudanças vindouras do mundo e do Brasil nas décadas de 1970 e 1980. Se fosse para defini-lo em duas palavras: IDEALISTA VISIONÁRIO!
O seu primogênito; herdeiro de sua espada de comando; Glauber de Oliveira Santos sendo Coronel da PMTO, hoje exerce a função de Comandante Geral daquela coirmã, dando continuidade no oficialato da família Oliveira.
Já contando com 27 anos na inatividade, atualmente constitui-se em uma sentinela avançada da PMGO e do CBMGO na Câmara Municipal de Goiânia; em assessoria parlamentar ao Edil Antônio Uchôa, também oriundo do QOPM e forjado nessa mais que sesquicentenária Instituição Anhanguera.

Ao Coronel Oliveira, o nosso reconhecimento pelos inestimáveis e históricos serviços prestados a essa sociedade, e que as novas gerações saibam da importância desse ícone da “velha guarda” Anhanguera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário