quinta-feira, 30 de junho de 2011

TIRO EM GOIÁS TEM NOME: Ten Cel FLECHA!



POLÍCIA MLITAR DE GOIÁS SEDIARÁ IV SIMPÓSIO DE OFICIAIS DE MATERIAL BÉLICO, II CONGRESSO NACIONAL DE INSTRUTORES DE TIRO DAS POLÍCIAS MILITARES E I TORNEIO OPEN DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TIRO POLICIAL

Com a crescente demanda pela padronização do melhor armamento, equipamento e doutrina de treinamento policial militar, surgiu no Estado de Santa Catariana no ano de 2008, o I Simpósio de Oficiais de Material Bélico, com proposta ousada de reunir, oficiais das policiais militares técnicos, dentre todas as unidades federativas do Brasil, em um mesmo local a fim de promover a discussão e troca de experiências entre Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares, instituições federais, estudiosos, fabricantes e fornecedores, com vistas ao aprimoramento, adequação das necessidades bélicas das Corporações.

Realizaram-se três edições deste evento, nos anos de 2008, 2009 e 2010 na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina contando com mais de 90% de representação das polícias militares estaduais. Foram debatidas nestes simpósios as características técnicas dos armamentos e equipamentos que melhor atendem às PPMM, no tocante a atividade operacional. No entanto percebeu-se que não bastava somente isto, mas também a necessidade de discussão de treinamento do policial para utilização dos armamentos e equipamentos. E assim surgiu o I Congresso Nacional de Instrutores de Tiro Policial das PPMM, no ano de 2010 na cidade de Porto Alegre, no Estado de Rio Grande do Sul, também com uma proposta ousada, qual seja a de promover a discussão e troca de experiências entre Instrutores de Tiro Policial, instituições Policiais Militares Estaduais, estudiosos, fabricantes e fornecedores, com vistas ao aprimoramento do treinamento de tiro policial e uso seletivo da força, adequando parâmetros semelhantes nos programas de disciplinas atinentes a formação e qualificação das questões do uso da arma de fogo nos Estados da Federação em suas respectivas Corporações Policiais.

A Polícia Militar goiana sempre se fez representada por técnicos nos eventos (TC Flecha, Major Edson, Cap Renato, Ten Lúcio, Ten Martins) e chegando a participar como palestrante (TC Flecha). Desta forma, a PM de Goiás foi indicada para sediar o IV Simpósio Nacional de oficiais de Material Bélico, II Congresso Nacional de Instrutores de Tiro Policial das PPMM e I Open de Tiro da Sociedade Brasileira de Tiro Policial. Neste sentido percebe-se claramente quanto a Polícia Militar de Goiás é bem vista e respeitada nacionalmente, vez que foi apontada entre as várias outras corporações, para receber tais eventos de grande importância nacional.

Para organização e execução dos eventos em tela, o excelentíssimo Comandante Geral Cel QOPM Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, designou uma comissão para a administração destes, dos quais: Ten Cel QOPM Alexandre Fecha Campos, Maj QOPM Edson Rodrigues, Cap QOPM Renato Balduino Cintra de Carvalho, Cap QOPM Eduardo Bruno Alves, 1º Ten QOPM Jair Lúcio Gomes e 1º Ten QOPM Carlos Fernando Moura Martins. Ficou definido que ocorrerá entre os dias 21 a 26 de novembro do corrente ano, no Salão de Eventos do Castro’s Park Hotel e no Centro de Instrução do PMGO (Base Administrativa e Operacional), onde contará além da representação dos vários policiais militares das unidades federativa, far-se-ão presentes os fabricantes e fornecedores dos principais armamentos, equipamentos e insumos para o tiro, dos quais: TAURUS, CONDOR, CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), SEGURITEC (Tecnologia em equipamentos não letais) e DUPONT (coletes e proteções balísticas), dentre outras.

O evento contará com a parceria da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiro Militar de Goiás (ASSOF/PM/BM) na pessoa do Presidente Cap QOPM Elias Ferreira Tosta, bem como os apoios institucionais da Secretaria de Segurança pública e justiça do Estado de Goiás e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)

Está confirmada a ilustre presença da Secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ, a Srª Regina Filomena de Luca Miki, do Secretário de Segurança Pública e Justiça de Goiás, o Sr. João Furtado de Mendonça Neto, bem como dos palestrantes de grande renome nacional, tais como: o TC Wladimir Correa da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, do TC Alexandre Flecha Campos da PMGO, do MAJ Erico Marcelo Flores da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e MAJ Willian Wallace de Souza da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

Assim sendo, na medida em que vai-se buscando a efetivação do evento, este vem alcançando maior visualização e envergadura regional e nacional sendo que ao final será confeccionado um documento técnico intitulado de “Relatório Final”, que será encaminhado a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ, e a todas Secretarias de Segurança Pública, aos comandos da polícias militares do país, bem como aos participantes dos eventos, e aos fabricantes/fornecedores/ parceiros e patrocinadores do evento. Material este que norteará as aquisições de armamentos e equipamentos para as PPMM do Brasil, bem como subsidiará assuntos pertinentes à instrução policial militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário