domingo, 9 de janeiro de 2011

DOM QUIXOTE DE LA MANCHA, herói de Cervantes



Com vocês: Tenente Coronel FLECHA!


O Ministério da Justiça, através de sua Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em um dileto Grupo de Trabalho, vem construindo uma Diretriz Nacional de Uso da Força no país.

Destacou-se como um grande nome desse Grupo, o Tenente Coronel Alexandre Flecha Campos, Oficial superior dessa Polícia Militar do Estado de Goiás, tudo pela sua apresentação de um modelo de atuação de nossos policiais brasileiros em face dos princípios internacionais, interpretando o ``Código de Conduta Para os Encarregados da Aplicação da lei`` adotados pelo oitavo Congresso das Nações Unidas sobre prevenção do crime e de tratamento a delinquentes. Finalidade: reduzir permanentemente os índices de letalidade resultantes de ações policiais.

A idéia de uso escalonado ou progressivo da força policial passa a ser expresso como `` Uso Diferenciado da Força``. Estirpando a idéia de acréscimo da força, e inserindo o conceito seletivo de uso da força. A Portaria Interministerial n. 4226 de 31/12/2010, estabeleceu as diretrizes do uso de força policial. Resistências virão, mas já é um inicio de evolução para o espancamento das não conformidades administrativas causadas pelo Estado omisso, como por exemplo: falta de investimentos em materiais na modalidade menos que letal ou não letal para os operadores de segurança pública.

O Ten Cel Flecha apresentou o modelo goiano dos procedimentos operacionais padrão_POP, sendo este um azimute para a SENASP de aplicação operacional das polícias. Figurou-se como uma referência elogiosa por parte do Secretário Nacional de Segurança Pública, pela sua formação multidisciplinar e capacidade de criação técnica operacional, além do seu profundo conhecimento na arte do ``Tiro Policial``, centenas de competições e suas inúmeras modalidades que sagrou-se campeão.

Ao longo do tempo, em sua labuta no ensino, instrução e pesquisa na PMGO, sem grandes apoios no âmbito estadual, o Ten Cel Flecha vem influenciando o seguimento em âmbito nacional. A Sua ideologia é contagiante, suas frustrações; com o sistema paquidérmico a que estamos submetidos, que muitas vezes trava o desenvolvimento lógico do ensino policial, seja na disponibilização de estruturas materiais, físicas e de aprimoramentos dos cursos; é comungado por todos que se preocupam com uma polícia melhor e mais preparada. Mas seu lema: ``a cada dificuldade, uma oportunidade de melhoria``!

Ten Cel Flecha... Ficha limpa, honrado, leal, idealista, espartano... Incansável. Suas virtudes e seu senso do dever e das obrigações, invariavelmente são pouco valorizadas nos dias atuais. Mas ele não se curva! Ele avança. Esse Oficial superior da PMGO tem a honestidade como um valor de dever, não a utiliza como virtude, foi talhado assim, teve o berço infante...

A sua dignidade supera a de um Dom Quixote, mas seus monstros não se resumem a monstros mitológicos ou meros moinhos de ventos, o monstro que o Ten Cel Flecha sempre combateu, combate e combaterá é o: despreparo policial. A sua musa inspiradora é a sociedade... Ainda não descobri qual é o seu Rocinante!

Contudo, ele continua sendo um ``santo de casa``.

Brasil acima de tudo!

5 comentários:

  1. NÃO GOSTO DO MAJOR CASTILHO, MAS TENHO QUE ADMITIR ELE SABE ABORDAR OS TEMAS IMPORTANTES PARA A PMGO. REALMENTE CONCORDO COM MUITAS DE SUAS IDÉIAS! TC FLECHA É UM GRANDE NOME DE NOSSA INSTITUIÇÃO.

    TEN QOA

    ResponderExcluir
  2. Nem Deus agrada todos quanto mais o Maj Castilho...

    ResponderExcluir
  3. o TC Flecha tem dois defeitos para o sistema atual em Goias: Ele nao e ladrao, ele nao e viado!
    Sendo preocupado com a Corporacao, ele so arruma desafetos! Vergonhoso esse atual quadro!

    ResponderExcluir
  4. Por favor gostaria muito de entrar em contato com o TC Flecha. Teria o mail dele? Obrigado.
    nilson.shiguti@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Na coisa militar, tem sempre pessoas que nunca deixam os escritorios e que fazem a politica operacional dos militares por que os melhores combatantes no terreno odeiam a politica e prefiram a açao. Entao tuda açao sem politica e ruim (ou e grega, do Ingles "Greek", do Francès, "Grec", do Alemao "Griecher", etc cf. "tropa de elite" e se voce segue a pensa, nao durmi por favor!). E se por uma vez, a politica de açao pode ser feita com homens de honra e de açao que com certeza nao gostam dos escritorios fetidos dos quarteis cheios de puxa-sacos..? Por uma vez??
    Cada vez que uma bandeira fica suja por causa de bandidos, eu espero que sempre tem um Castilho para limpar a sujeira. Entao, parabens, Sr Maj! (Um official francès).

    ResponderExcluir