domingo, 28 de novembro de 2010

16ª. CIPM: a sentinela da Serra das Areias!


MAPA DE ÁREA CIRCUNSCRITA A 16ª. CIPM_SERRA DAS AREIAS


Nesse dia 27 de novembro de 2010, a 16ª. Companhia Independente de Polícia Militar / 2º. Comando Regional, com sede no Jardim Tiradentes no município de Aparecida de Goiânia-GO, faz aniversário, completando uma década de existência para o combate ao crime na região que engloba 49 bairros em Aparecida, mais a totalidade do município de Aragoiânia-GO.


SETOR 55 / 1º PELOTÃO

1-Jd. Tiradentes/2-Independência Mansões/3-Nova Cidade/4-Jd. Florença/5-Pq. Hayala/6-Cond. das Nações/7-Pq. das Nações/8-Jd. Nova Veneza/9-Jd. Canadá/10-Vila Delfiore/11-Vila Romana/12-Parque Ibirapuera/13-Jd. Riviera Sul/14-Jd. Boa Esperança/15-Jd. das Cascatas/16-Colonial Sul/17-Jd. Oliveira/18-Residencial Anhembi/19-Res. Campos Elíseos.

SETOR 56 / 2º PELOTÃO

1-Garavelo/2-Res. Serra das Brisas/3-Jardim das Hortências/4-Belo Horizonte/5-Res. Araguaia/6-Res. Norte Sul/7-Res. Caraíbas/8-Residencial Pôr do Sol/9-Jd. Tropical/10-Goiânia Park Sul/11-Garavelo Res. Park/12-Buriti Sereno/13-Bairros Cardoso/14-Jardim Helvécia.

SETOR 57 / 2º PELOTÃO

1-Madre Germana I-II (parte)/2-Jd. dos Ipês/3-Lot. Rio Dourado/4-Jd. Isaura/5-Jd. São Conrado

6-Jd. Dom Bosco I-II (parte)/7-Jd. Alto Paraíso/8-Jd. Aeroporto Sul/9-Jd. Himalaia/10-Setor Dos

Bandeirantes/11-Quinta da Boa Vista/12-Jd. Maranata e município de Aragoiânia.

Quase se findando o ano 2000, e devido a uma necessidade estratégica da Corporação em desdobrar a articulação da operacionalidade em Aparecida, o então subcomandante geral da PMGO Coronel Divino Efigênio de Almeida presidiu a solenidade de instalação e assunção de comando do primeiro comandante da 16ª. CIPM o então Major Ednilson Nicolau dos Santos, tudo após designação em portaria determinada pelo comandante geral da época o Coronel Paulo Alves Vieira. Assim iniciou-se a história dessa Organização Policial Militar.

A 16ª. CIPM homenageia as condições geográficas e relevo de sua região, sendo nominado Quartel SERRA DAS AREIAS. A Serra das Areias é a principal reserva ambiental de Aparecida de Goiânia, sendo quase 50 km quadrados de áreas verdes, o equivalente a 17% do território do município. Mesmo com a devastação, provocada pelo homem, de parte de sua mata nativa e de seus mananciais, ainda e possível encontrar muita beleza no local, tais como: quedas d água, ninho do gavião, garganta do guará, e nascentes três Maria. Os mananciais além de ser o principal atrativo do local, são extremamentes importantes a população, pois 90% deles são afluentes do Ribeirão das Lajes, responsável pelo abastecimento da cidade. O orgulho da tropa em pertencer a uma OPM que tem como nome Serra das Areias, faz com que todas as formaturas gerais que ocorrem na unidade, ocorram no topo daquele referencial relevo geográfico.

Milhares de ocorrências atendidas, que vão de auxílio a parturientes até prisões de quadrilhas organizadas e voltadas para a criminalidade sistemática, sendo a Polícia Ostensiva executada por tão laborativa OPM, que na verdade tem como doutrina e meta principal: PROTEGER & SERVIR! Seja na Avenida Igualdade, ou nas ruas e matagais do Jardim dos Ipês.

Nesse ano em que completa 10 anos de existência, a 16ª. CIPM passou a contar com um mais implementado policiamento setorizado, foi instituída a patrulha rural em Aragoiânia, e ainda, sendo uma das unidades da PMGO que adotou o Regimento Interno e Doutrinário, em conjunto com os Procedimentos Operacionais Padrão_POP, traduz na doutrina a ser seguida por seus integrantes e consequente aprimoramento na prestação de serviços de Estado para a sociedade.

Ressaltamos o valor imensurável da dedicação dos policiais militares que labutam na rotina castrense e na operacionalidade de nossas Rádio-Patrulha. Verdadeiros heróis e heroínas anônimas, pais e mães de família, que se desdobram diante das dificulades das não conformidades administrativas, usando os seus talentos pessoais e despreendimentos realizando da melhor maneira as suas missões. Esses policiais militares escrevem todos os dias, a cada expediente, a cada escala, a história dessa simples, porém digna OPM. A eles, rendo as minhas homenagens e consideração, no que sempre os distingo como: Policiais Militares da Serra! Verdadeiras molas propulsoras e fundamentais aos cumprimentos das obrigações, que às vezes, os que lhes faltam em reconhecimentos, condecorações e medalhas, sobram-lhes em dedicação e satisfação em bem cumprir o dever.

A OPM da Serra já teve, e continua tendo, a coragem e responsabilidade de cortar na carne, quando em inferno astral, retirando do seu corpo de tropa policiais em desvio de conduta. A auto assepsia é uma constante, e sem hesitação! Não coadunamos com a prática criminosa, por aqueles que tem o dever de proteção social. A 16ª. CIPM continua sendo um baluarte na defesa institucional da PMGO e da legislação constitucional vigente, em sua área de operação. Não medindo esforços em enfrentar lides que envolvem interesses questionáveis.

Unidade que conta com; um Tenente Leonídio, uma Sargento Glaucia, um Soldado Bandeira, um Sargento Moreira, um Soldado Marklys, um Soldado Marra, um Sargento Miranda, um Tenente Moura, um Cabo Cunha, uma Soldado Gerusa, um Soldado Sérgio, um Cabo Ronaldo, um Sargento Nunes, um Cabo Galileu, um Subtenente Paulo, um Sargento Eberth, um Tenente Donizete, um Sargento Januário, um Cabo Eli, um Sargento Ronys, um Soldado Cícero, um Cabo Soares, um Sargento Fausto, um Cabo Roldão; e dezenas de outros, que nesse momento farei injustiça em não nominá-los; é sem dúvida alguma uma OPM felizarda, que tem tudo para evoluir e se destacar positivamente na sociedade e na Corporação Anhanguera, o que nos deixa com um indisfarçável orgulho em comandá-la.

Esse aniversário de 10 anos da 16ª. CIPM direciono os parabéns a esse efetivo, principalmente aos mais antigos, alguns que estão ali desde sua criação, que assentaram tijolos, rebocaram as paredes e pintaram nossos brasões e estandartes, do `provisório`, que dura até hoje, aquartelamento na estreita rua 15 do setor Jardim Tiradentes e que incansavelmente realizam o sacerdócio no combate ao crime.

Como tudo nesse 3º. mundo, a 16ª.CIPM também precisa melhorar e evoluir: nos serviços, as condições de trabalhos para operar e administrar, os treinamentos, na estrutura física de aquartelamento e no atendimento a nossa maior preocupação, o cidadão! Seja o cidadão morador dos bairros da nossa circunscrição, sejam os transeuntes da região ou os comerciantes, sempre será o foco principal, o motivo de nossa existência, a razão dos nossos 10 anos de vida e luta!

Parabéns policiais militares da Serra... Parabéns e feliz aniversário a OPM Serra das Areias!

Brasil acima de tudo!

NEWTON NERY DE CASTILHO é Major QOPM e comandante da 16ª. CIPM_SERRA DAS AREIAS

3 comentários:

  1. eu como morador do setor madre germana, acredito na minha policia. ja precisei e fui acudido prontamente pela viatura e seus policiais. parabens 16 cipm serra das areias.

    ResponderExcluir
  2. eu pertenço a 16 cipm ha oito anos e nao tenho vontade de sair daqui pois o serviço aqui e arduo mas temos a uniao e companheirismo de sobra pois ate as outras unidades admiram a rapides do apoio quando nescessario e o sr comandante tem nos dado respaldo e apoio nescessario nos serviços diverssos dessa unidade obrigado sr major pelo reconhecimento e eu tenho certeza que o sr pode contar com a sua tropa

    ResponderExcluir
  3. A HONRA E MINHA!
    MAJOR CASTILHO

    ResponderExcluir