quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

ROTAM e o avanço operacional e administrativo em 2016


A mais tradicional tropa de elite de combate urbano do centro-oeste brasileiro, vem alcançando índices satisfatórios nesse ano de 2016, e como consequência se solidificando como a principal tropa de pronto-emprego de 2a malha protetora de segurança pública da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Operando desde 1981 e alicerçada na doutrina de ROTA da PMESP apartir de 1996, a ROTAM desenvolve as suas missões especiais na região metropolitana e por ordem do alto comando se articula em todo território goiano.
Como Unidade de elite, atualmente subordinada ao CPC, a tropa RAIADA reverencia alguns baluartes que fizeram história na PMGO. Destaca-se: CORONEL ANTÔNIO MARMO desbravador do conceito de ROTAM  em 1981; CORONEL BUCAR comandante/doutrinador do BPMCHOQUE que em 1996 implantou todas as doutrinas existentes nas tropas de elite da PMGO; CORONEL EFIGÊNIO Patrono de ROTAM, que em 2002 como Comandante Geral da PMGO alçou a ROTAM como Unidade Independentemente.
Com uma doutrina forte e decisiva, a ideologia de combate ao crime é sistematizada no Curso Operacional de ROTAM_COR, onde o policial militar voluntário é capacitado nas 620h/a e 3 meses, a exercer as missões atinentes à um ROTAMZEIRO. 
Ao RAIADO, é destinada a responsabilidade de ser o vetor executor do lema de ROTAM : TERNURA CIDADÃ & DUREZA CÍVICA!
O patrulhamento tático especial e as abordagens táticas são rotinas das equipes na barca de ROTAM. Nesse sentido, a produtividade do ano 2016 até 31/12, orgulha qualquer esfera de comando na gestão de segurança pública. Nas quase 26 mil abordagens e nas 8 edições da operação MARTELO & BIGORNA, foram 246 armas ilegais apreendidas; 351 veículos recuperados; 101 foragidos recapturados, 429 prisões em flagrantes com 718 presos retirados de circulação, 44 excludentes em confrontos armados, 100 foragidos recapturados  e quase 3 toneladas de narcóticos de prejuízos ao narcotráfico. Vários grupos criminosos de roubo a residência, tráfico, veículos e de Instituições financeiras foram perseguidos e neutralizados colocados à disposição do sistema de justiça criminal.
ROTAM como polícia de resultados, também é próxima à comunidade, foram inúmeras creches, eventos e escolas visitadas ao longo de 2016, a BASEROTAM também foi aberta ao público jovem e infantil para palestras e demonstrações. Percebeu-se que a população de bem se sente protegida junto ao policial militar raiado, que mesmo bem armado e de cara sisuda sempre é invocado a tirar fotos e fazer amizades. Isso é confiança e credibilidade Institucional.
Sensível a essa vertente da Unidade ROTAM, o parlamento municipal de Goiânia, através do vereador Antônio UCHOA fez a propositura n.166 de lei, que fora instituído o DIA DO RAIO ROTAM (06 de junho de cada ano), no calendário oficial municipal de Goiânia, através da Lei n. 9.910 de 20/09/2016 promulgada pelo Prefeito Paulo Garcia.
Inovações foram feitas nas instalações da BASEROTAM, tais como a área de convivência GRÊMIO RAIADO, digno alojamento de cabos & soldados, memorial histórico de ROTAM, Berço Doutrinário de ROTAM (sala de aula) com equipamentos para aplicações acadêmicas, reformulação e padronização de armários, além, dos resgates de nossa história, dos nossos RAIADOS inativos e de nossas barcas antigas, brasões e tradições.
A sistemática de instruções de doutrina e aplicações táticas em zona hostil, junto aos veteranos, também vem sendo um diferencial nesse 2016. Manutenções em tiro, pistas táticas, aprimoramento nos diversos armamentos delineou a esfera de ensino da P/3 ROTAM.
Em 2016 fora concluídos projetos e apresentados ao Alto Comando: renovações de armamentos, 16o COR, viaturas mais evoluídas, medalha do RAIO ROTAM e projeções de implementos nas instruções diárias para tropa RAIADA no serviço diário.
A ROTAM como 2a malha protetora na segurança pública é uma Unidade de Elite escrava das Unidades de área. A ação raiada na proteção cidadã, é antes de tudo uma ação de apoio para as reduções dos índices criminais e suas manchas. ROTAM é o apoio seguro aos nossos heróis policiais militares nos 246 municípios goianos.
ROTAM: o RAIO É IMORTAL!

NEWTON NERY DE CASTILHO, é Tenente-Coronel Comandante de ROTAM

5 comentários: