segunda-feira, 29 de agosto de 2016

DIA DO SOLDADO

25 DE AGOSTO DE 2016
SOLDADOS RAIADOS
Na solenidade militar, de uma Unidade de Elite, de uma Força Pública Estadual, referenciamos o militar, antes do título de Duque de Caxias, quando em 1832, com 29 anos, organizou e comandou a força policial do Rio de Janeiro, constituindo o corpo de Guarda Permanente, originador da maioria das Polícias Militares de nossa Federação.
Soldado do Império, totalmente contextualizado com a República, um verdadeiro desarmador de espíritos conturbados.
Como no tempo de Caxias, a nossa Polícia Militar sabe que sempre continuará ser chamada a atuar em situações adversas, de não normalidade.
Os nossos atuais soldados sabem que tem que interagir com os diversos atores da cena, buscando a cooperação e a sinergia.
Em se tratando dessa mais tradicional tropa de elite de combate urbano do Centro-Oeste brasileiro, a ROTAM possui soldados raiados que figuram como verdadeiros diferenciais na defesa social.
São operadores de Segurança Pública, na 2ª malha protetora, que busca na formação continuada o aperfeiçoamento de suas habilitações e especializações, tem orgulho da condição militar, do culto aos valores patrióticos e amor incondicional a sociedade a que servem.
A você que patrulha que aborda que protege que enfrenta o confronto letal em ambiente hostil e que preserva a ordem pública.
A você que atende aos chamamentos sociais com prontidão de anjo de guarda, nas linhas de ternura cidadã e da dureza cívica.
Glória a você, SOLDADO RAIADO - personificação do ideal - pela tenacidade da sua dignidade, pelo heroísmo de sua abnegação, pela coragem de combate ao crime!
NOS ÚLTIMOS 236 DIAS DE 2016 FORAM, 7 EDIÇÕES DA OPERAÇÃO MARTELO & BIGORNA COM 2 TON e 245Kg DE NARCÓTICOS RETIRADOS DE CIRCULAÇÃO, 520 INFRATORES PRESOS EM FLAGRANTE, 247 VEÍCULOS RECUPERADOS, 186 ARMAS DE FOGO APREENDIDAS, 18.472 ABORDAGENS TÁTICAS ESPECIAIS EFETIVADAS... 26 OCORRÊNCIAS NO EXERCÍCIO DE DISPOSITIVO LEGAL NOS EXCLUDENTES.
NOVOS ROTAMZEIROS HONORÁRIOS _ 6º Homem de equipe.
INAUGURAÇÃO DO ALOJAMENTO DE CABOS & SOLDADOS: ALOJAMENTO CABO SERGIO TEODORO (in memorian).
ROTAM! RAIO IMORTAL!
NOVOS ROTAMZEIROS HONORÁRIOS _ 6º Homem de equipe.
INAUGURAÇÃO DO ALOJAMENTO DE CABOS & SOLDADOS: ALOJAMENTO CABO SERGIO TEODORO (in memorian).

ROTAM! RAIO IMORTAL!








ALEX NEDER, um causídico ROTAMZEIRO HONORÁRIO




segunda-feira, 8 de agosto de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA de Goiás é referencia para outros Estados

    Dando continuidade às ações integradas do Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada do Brasil Central.
    A PMGO foi convidada pela PMTO, para efetuar AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORÇA TÁTICA. 
  Se fez presente, por determinação do Coronel ALVES comandante geral PMGO, o Tenente-Coronel CASTILHO e equipe de ROTAM para palestrarem sobre POLÍCIA OSTENSIVA.
   O Evento contou com a participação das tropas especiais da PMTO, Comandos de OPM e com o Alto         Comando da PMTO, além do JUIZ MILITAR ESTADUAL MM. JOSÉ RIBAMAR.
    O Coronel GLAUBER comandante geral da PMTO, foi homenageado pelo o BPMROTAM / PMGO.








sábado, 6 de agosto de 2016

HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA AO BATALHÃO DE ROTAM 02 DE AGOSTO 2016














158 ANOS DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS 28 DE JULHO DE 2016


SUPREMACIA RAIADA

...’’ TENENTE-CORONEL CASTILHO, COMANDANTE DA TROPA-DESFILE DA POLÍCIA MILITAR. APRESENTO A VOSSA EXCELÊNCIA, O PATRIMÔNIO DOS GOIANOS, PRONTO NO DISPOSITIVO...”








terça-feira, 2 de agosto de 2016

POLÍCIA MILITAR SEMPRE


Desmilitarização das Polícias Estaduais

No Rio de Janeiro, as Forças Armadas e a Força Nacional se tornaram Pilares da segurança das Olimpíadas.

A Polícia Militar de São Paulo, convocada diante do colapso do esquema de segurança privada das arenas, mobilizou e colocou no terreno em poucos dias milhares de Policiais Militares do Estado. 

Os cariocas dão depoimento sobre a sensação de segurança próximo a recrutas em traje de guerra.

No Rio Grande do Norte, tropas federais estão ocupando as ruas diante do ataque com características de atentados terroristas, de facções criminosas. 

Ao lado de fuzileiros navais fortemente armados a população começa a se sentir aliviada.

Ué!

Os teóricos e gestores de segurança pública passaram os últimos anos (mais de uma década) desmilitarizando as Polícias Militares Estaduais do Brasil: obrigaram a serem submetidas a um Secretário Civil (normalmente da área jurídica), mudaram suas Academias, alteraram os currículos de formação, restringiram a ação da justiça militar e limitaram o regime disciplinar. Mais grave, demonizaram a identidade e os valores policiais militares!

O resultado (desastroso) é que muitas Polícias "Militares" do Brasil se tornaram organizações "sem cara nem forma"... com estética militar mas sem os princípios morais que a valorizam.

Se tornaram menos disciplinadas e vocacionadas; se tornaram mais vulneráveis à politicagem, corrupção e violência sem controle, perderam a capacidade operacional e tentam reconstruir competências básicas, perdidas nessa virada.

Houve ganhos, e Santa Catarina está na ponta das ondas de inovação que alavancam as melhorias: acesso com nível superior para a tropa, carreira jurídica para Oficiais, termo circunstanciado no capô da viatura, informatização das patrulhas, fluidez de carreiras, proximidade com a população, mas isso nada tem a ver com a discussão da identidade militar.

O que salta aos olhos é que, se profissionais (muitas vezes recrutas) com formação predominantemente militar e pouca formação policial parecem atuar bem e obter bons resultados graças à estrutura militarizada de emprego (e ninguém pode dizer que o Exército ou os Fuzileiros não são militarizados!) talvez a "desmilitarização" das Polícias Militares tenha sido mais um dos relevantes erros nacionais da segurança pública da última década.

Acho que vale a reflexão!

Cel Araújo PMSC